Para Ajudar você a Reconhecer seu Ego

Por: Ricardo Chioro

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

Frequentemente dizemos que o ego busca a superioridade perante os outros, superioridade de tudo que pertença a si próprio, uma crença, um time de futebol, um gosto de filmes e etc.

O ego também busca a superioridade de si próprio perante aos outros, sem é claro não nos apercebermos disso, tomar consciência é autoconhecimento.

Como esse acontecimento do ego ocorre sem termos a percepção, muito desejos, sonhos e pensamentos podem indica-lo, por exemplo:

Pensar em ser o melhor trabalhador da sua firma, sendo elogiado pelo chefe, destacado em reuniões e visto como exemplo da firma.

Pensar em ser o melhor jogador de futebol do seu grupo, a pessoa que quer que todos chamem para jogar, pensar em sempre nos outra fazendo brincadeiras que ressaltem suas habilidades, imaginar driblando os do time contrario, fazendo com para ser visto como destaque e etc.

Pensar em ser o mais evoluído, iluminado, reconhecido por isso, com pessoas jogando flores ao seus pés, tendo poderes especiais, visto como alguém de destaque perante os outros pela espiritualidade.

Sonhar em ser o que tem maior cargo espiritual, sendo reconhecido e admirado por isso, ou o que tem mais ou o que tem mais conhecimento pelo mesmo motivo.

Nessas situações existe uma indicação de desejo de superioridade, mas é importante que se diga que querer realizar seu trabalho bem, buscar ser evoluído ou iluminado, ou um bom jogador não são coisas do ego, só quando existe o desejo de superioridade.

Gostar da espiritualidade, de jogar futebol, de trabalhar, de exercer função espiritual não são coisas do ego, mas podemos colocar a influencia egoica nessas atividades.

São atividades boas, não é necessário corta-las, muito pelo contrario se são boas para agente devemos mantê-las.

Porem fantasias de driblar todo mundo, ou de atingir a iluminação, subir de carreira não é necessariamente ego, se desejarmos por outros motivos, pelo prazer da atividade, gosto da iluminação, gosto do trabalho ou querer uma situação financeira melhor, sem querer ficar em destaque, numa posição melhor, superior aos outros.

Então só o autoconhecimento para dar essa resposta a você.

Também é importante não buscar nunca a inferioridade, ela é muito prejudicial espiritualmente, pois o espiritual é positivo e a inferioridade é negativo, além de poder trazer diversos problemas psicológicos.

Muita gente tem a visão errada de ao saber que a superioridade é ruim, achar que a inferioridade é bom.

Vivemos em um mundo que estimula muito o ego, ser influenciado por ele não é nunca uma indicação de que a pessoa seja egoísta ou pouco evoluída.

Fique com luz ser de luz.

 

Voltar   -   Menu   -   Livro de Visitas