O Taoísmo

Por Ricardo Chioro – Ryath

(Inspirado pelos Mestres Ascensos)

O principal livro do Taoísmo surgiu com Lao-Tsé, um sábio chinês muito dedicado aos estudos que nasceu mais de 600 séculos antes de Cristo, ele era um arquivista do império no estado de Ch’u.

Porém com os conflitos do seu estado, Lao-Tsé decidiu ir embora, então um soldado disse que só o deixaria sair se o sábio deixa-se por inscrito um roteiro para a sabedoria.

No inicio La-Tsé recusou a proposta porque um roteiro para a vida não poderia ser inscrito em poucas palavras, mas sentiu uma inspiração e escreveu um livro, o Tao Te Ching.

Tao significa caminho, Te é virtude. É o caminho da virtude.

A principal obra do Taoísmo é mais ou menos como é a Bíblia para os Cristãos, só que o Taoísmo foi se desenvolvendo criando inúmeras técnicas de cura, também rituais, oráculos, métodos e etc.

O livro visa instruir um caminho interno, psicológico, do bem, transformando o caráter dos indivíduos.

O Taoísmo vê o caminho como algo interno, já a virtude como algo externo, como atitudes boas ou fazer caridade.

O Caminho é encontrar o absoluto dentro de si, cada vez se aprofundar no próprio ser, porém o caminho não tem fim, coisa que aprendi com os Mestres Ascensos, que difere do Espiritismo que de acordo com seus conceitos a evolução espiritual tem um ponto máximo, só que para o Taoísmo não, assim como o que os iluminados me disseram: que a evolução é eterna, nunca acaba, vamos ficando cada vez mais parecidos com o divino, sem nunca chegar a ficar igual a ele. Essa é uma ótima notícia por que de acordo com a evolução espiritual vamos sempre estar cada vez mais felizes, plenos, com cada vez sentimentos bons mais abundantes.

O Absoluto não tem fim e está dentro de nós.

Mestre Maa indica como a aplicação da virtude buscar o que os outros necessitam, e dentro de nossas possibilidades ajudar, se podemos dar dinheiro a quem necessita, ou conselhos, ou alimento, ou estudos, ou ensinamentos que ajudem a necessidade do próximo.

O Taoísmo tem cinco vertentes, que são:

1-      Dān Ding (Caldeirão e Elixir): Escola de alquimia

2-      Fú Lù (Correspondência e da Ordenação): Escola de rituais e lei cósmica, onde visam levar uma energia que traz autoconhecimento para o Chi ou Qui dos participantes.

3-      Jīng Dian (Textos Clássicos): São escolas filosóficas onde dão mais importância aos textos clássicos.

4-      Jī Shàn (Acumulação de Bondade): É a escola que visa beneficiar a sociedade e a si próprio com os conhecimentos do Taoísmo. Escola da caridade.

5-      Zhān Yuàn (Oráculos e Experiências): Escola de I-Ching, Artes Marciais e Medicina Chinesa, cura através de energias e ervas.

O Taoísmo é a junção de ciência, religião e filosofia. O Espiritismo também afirma ser isso.

Essa crença traz a revelação do sagrado e trabalha a integração de homem, natureza e cosmos com a evolução espiritual e a pratica da meditação.

Com a meditação podemos viver momentaneamente essa integração, com a iluminação, eternamente.

A iluminação pode ser conseguida por qualquer pessoa, pois o absoluto já se encontra dentro de nós.

 

Voltar   -   Menu   -   Livro de Visitas