FLEXIBILIDADE NO ESPIRITUALISMO
Por: Ricardo Chioro
(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)
É muito comum no espiritualismo as pessoas terem uma visão rigorosa, o que é o contrário de flexibilidade, uma virtude.
Quando colocamos as virtudes em prática, evoluímos espiritualmente.
No espiritualismo muitas vezes essa rigidez é a não aceitação dos defeitos, ou se acredita que certas coisas são defeitos, quando na verdade não são.
Por exemplo, existem pessoas que acreditam que não se deve ter auto-estima, que isso é uma coisa do ego, quando não é verdade, os mestres ascensos, ou se preferir o termo, santos, como no catolicismo, ou budas, no budismo, ou iluminados em um termo geral, são pessoas que têm muita auto-estima, que se amam muito, e amam os outros também.
Muitos acreditam que não se deve pensar em si mesmos, só nos outros, que se deva negar o que é bom em si, o que é um grande equívoco, mas os iluminados pensam em si mesmos, só não pensam com o ego.
Os iluminados sabem de suas qualidades, pois atingiram a sabedoria, conheceram a si mesmos em um grau extremamente profundo.
E eles agradecem a tudo, por tudo que Deus dá a eles, inclusive o trabalho em favor do outro, eles valorizam sempre.
É necessário para atingir a iluminação, trabalhar a auto-estima, aperfeiçoá-la e melhorá-la.
A não aceitação dos próprios defeitos e o dos outros, trazem um peso para a vida.
Definimos as vezes que as pessoas devem seguir a determinados padrões, e se por a caso isso não acontece, criticamos e achamos errado, a pessoa nem percebe, mas isso torna sua vida mais pesada, e só quando ela se livra dessa exigência é que percebe que vida ficou muito melhor.
Uma das não aceitações rigorosas que faziam em cima de Chico Xavier, é que ele era vaidoso e usava peruca.
Chico poderia ser milionário, mas doava todo o dinheiro de suas obras para obras de caridade e vivia de esmola. Dormia somente três horas por noite, para ter todo o tempo possível ajudando a humanidade, o que lhe causou muitos problemas de saúde.
É um iluminado, apesar de ter usado peruca.
Existem cobranças muito rigorosas para pessoas iluminadas, também para monges e sacerdotes e esquecemos que todos eles podem errar, mas se cobra a perfeição.
Um mestre ascenso, não é um ser perfeito, ele está mais aperfeiçoado que a pessoa comum.
Luiz Gasparetto, um famoso médium, tem um jeito que atrai muita atenção, e as pessoas diziam que ele era espiritualista e não podia querer atenção.
Seguiu esse conceito, e agiu de forma a não atrair atenção e tudo deu errado para ele.
Ele têm uma missão, que é dar orientação, e para isso Deus colocou dentro dele o jeito necessário de agir para realizar essa missão.
As pessoas dizem que não se deve querer atenção, se aparecer, mas todo mundo precisa de atenção e carinho, e não é coisa do ego querer isso, mas se você fizer do modo errado as pessoas vão fazer você se sentir mal.
Você não pode fazer isso de forma inconveniente, se você quer atenção, tem que proporcionar alguma coisa boa para o outro te dar atenção, como ser engraçado, por exemplo.
Até Chico Xavier, que é um iluminado, precisou do carinho e atenção da mãe.
Existem pessoas que acham que o correto é abandonar tudo materialmente, viver na rua, ou nas montanhas, sem apego.
E quem não pensa assim, acham estar errado.
Só que se uma pessoa seguir isso, ela pode ser muito infeliz, porque os meios de comunicação nos faz bem, ter um teto, videogame, formas de lazer, tudo isso ajuda a nossa felicidade e sem isso, muitas pessoas podem entrar em desequilíbrio.
Deus não nos quer infeliz, ele nos quer feliz.
Para ser feliz a maioria das pessoas precisa de várias coisas: lazer, descanso, alimento, relacionamento, espiritualidade, caridade e etc.
Cada um tem que conquistar a espiritualidade estando bem, e se decidirem abandonar tudo, às vezes têm que ser um chamado superior, tem que sentir isso, e no momento certo, e tendo um respaldo religioso, para a pessoa fazer o correto e evoluir, como ser um monge franciscano, ou outra linha de espiritualidade.
Abandonar tudo e não ter para onde ir não funciona.
Mas sem abandonar tudo materialmente também é possível atingir a iluminação, o importante é que se vá adquirindo um desprendimento gradual do ego.
Cada um tem o seu caminho de evolução, e é importante respeitar a todos.
E também respeitar a todo mundo, os que erram, os que vivem no erro, pois nós também erramos. Respeitar os bons e os maus.
É entender que cada um tem a forma de agir dentro do que uma pessoa pode se tornar, pois a natureza permite isso.
Uma pessoa com um defeito, talvez não os teria se não tivesse vivido as coisas que viveu. E desta mesma pessoa, talvez teríamos o defeito dela, se vivêssemos o que ela viveu.
Quando reencarnamos, esquecemos tudo, passamos a ser inexperientes, podendo aprender coisas erradas e ter traumas. Todo mundo esta acessível a isto, por isso compreenda.
Quem é bom, nasce bom, mas mesmo assim pode ter vivências que causem defeitos.
Seja compreensivo.