EVOLUÇÃO – UM QUESTIONAMENTO
Por: Ricardo Chioro
(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)
Tanto no Espiritismo, como no Esoterismo, estamos acostumados com a visão espiritual evolucionista, que os seres vivos passam:
De acordo com essa visão os seres primeiro viveriam como minerais, depois avançariam para o vegetal, depois para o animal, depois elemental e só depois o ser humano.
Não é a evolução descrita por Charles Darviw, é a evolução do processo individual de cada ser. Isso em milênios de evolução.
Sabemos pela ciência que no planeta terra existem mais seres vivos além desses da evolução, e pela experiência mística e paranormal de diversas pessoas, entre elas iluminados, também.
Por exemplo os vírus e as células que tem vida e se movimentam, diferente dos minerais, que não tem movimento.
Podemos fazer um questionamento, se os seres microscópicos, por terem movimento, não estariam acima do evolutivamente dos minerais?
Além do que, o mineral também quebra em diversos pedaços e não deixa de existir.
Se um ser abriga uma pedra, ela se quebra em muitos pedaços (passando de 1 para 10) e não deixa de existir (desencarnar), continuando a viver. Se ela é uma vida, como passou a ser dez?
Sabemos que a mediunidade é passível de erro, pois o espírito muito dificilmente consegue passar algo que vai contra a visão de mundo do médium, quando isso acontece o encarnado passa sem querer a sua visão.
Assim as pessoas são doutrinadas nas visões anteriores, fazendo parte de sua visão de mundo, que dificilmente os espíritos vão conseguir driblar, e se conseguirem, os médiuns vão achar que erraram.
A doutrinação é importante, ela mais ajuda que atrapalha, pois põe ordem, e diz para trabalharmos para o bem, mas não é inquestionável.
Até a canalização tem erros, vejam o texto: Mediunidade, Canalização e Animismo.
Mas se você acha que a mediunidade ou o espiritualismo está errado por causa desse questionamento, veja o texto: Provas do Espiritualismo.
Agente quer buscar a verdade, e como na ciência, tudo nasce em filosofia, fazemos as perguntas, para depois virem as respostas.
Se você se fecha para isso, você mata a filosofia no Espiritismo e nas religiões, pois Allan Kardec, fundador do Espiritismo não dizia que o Espiritismo é Ciência, Religião e Filosofia?