ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES SOBRE O BUDISMO 4 – PAIXÃO E SOFRIMENTO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos) 

Há alguns anos atrás quando usava o Orkut, em diversas comunidades que freqüentava, de diversas linhas de Budismo, fez sucesso um texto que se chamava Buda não era Budista.

O texto comparava diversos ensinamentos budistas com os do Buda, e notava algumas diferenças entre eles, mas na visão do autor que não compreendia a linguagem do Budismo cometeu alguns erros de interpretação, que são muito comuns, pois a linguagem desta religião difere em diversos pontos do português.

De fato o Budismo não existia na época de Buda, ele era um mestre que ensinava, só depois que morreu que seus seguidores decidiram unir esses ensinamentos e formaram uma religião, ou uma escola, ou uma filosofia.

Mas Buda viveu as verdades que ensinou.

Também dizem que Jesus não era Cristão, era Judeu, mas ele viveu as verdades que ensinou também, então as religiões desses mestres foram feitas com o que veio deles.

Claro que no Budismo teve acréscimos, por exemplo: no Budismo Tibetano se acrescentou praticas que existiam na região do Tibet, e no Zen com coisas Chinesas, se não me engano de outras regiões também.

Essas inclusões foram boas, não negativas.

Mas voltando ao assunto: diversas coisas que o autor colocou como diferentes entre Buda e o Budismo falamos nos nossos textos: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 2 e Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 3.

Outra coisa que esse texto que fez sucesso no Orkut falou: foi que Buda estimulava a paixão pelo Dharma, enquanto o Budismo diz que paixão é algo negativo, algo que devemos nos desvencilhar.

O Budismo, e não só o Budismo como outras religiões também usam uma linguagem absolutista para coisas que não absolutistas, existem paixões ilusórias que trazem sofrimento e outras que não.

Para pessoas que como eu acreditam que Jesus era um Buda, um iluminado, existe a paixão de Cristo, fizeram até um filme com este título.

Um amor ardente por algo que é da luz, que faz bem a nós e aos outros, se pode ser chamado isso de paixão, não é uma paixão ruim.

É muito grande isso no Budismo de usar termos absolutistas para coisas que não são, mas elas existem também de forma menor em outras crenças, como você pode ver no texto: Compreensões Erradas sobre o Cristianismo.

Os textos que estamos indicando são importantes e muito interessantes, vale a pena ler, mesmo para não nos confundirmos e termos opiniões erradas ao seguir ensinamentos cristãos ou budistas.

Muitas vezes um autor usa sem perceber um termo absolutista para coisas que não são, e levamos o que ele diz para a radicalidade.

Outra coisa que Budismo diz que da a impressão de ser absolutista, é que a pessoa quando atingir a iluminação não sofre mais.

Quando no Budismo se diz que o nirvana extingue o sofrimento, lendo essa frase se pensa que é todo tipo de dor, só que não é, são só algumas dores psicológicas que os não iluminados podem ter.

Na própria história do Buda em que conta como ele morreu, que foi quando comeu carne estragada de porco, sofreu muitas dores e passou algumas palavras para os seus discípulos antes de morrer.

Na própria história de Jesus também quando foi crucificado, sofreu muito, demais.

Vendo isso podemos constatar que iluminados ainda sofrem.

Chico Xavier que é um iluminado também sofreu, foi hospitalizado com doença, muito maltratado pela madrasta, sofreu psicologicamente, inclusive quando foi acusado de farsante e etc.

Mas atingir o nirvana é um premio melhor do que não sofrer, apesar de isso acabar com grandes sofrimento, é ser incrivelmente feliz, estar incrivelmente bem, amar de mais, estar em plenitude, êxtase, etc.

Busque sua iluminação, ela é possível.

Conheça os texto: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 2, Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 3 e Compreensões Erradas sobre o Cristianismo.

 

Voltar   -   Menu   -   Livro de Visitas