COMO LIDAR COM FRUSTRAÇÃO, AGRESSIVIDADE, RAIVA E MÁGOA
Por: Ricardo Chioro
(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)
Frustração e Agressividade
A frustração leva a raiva e a agressividade, ou seja, o frustrado tente a agredir os outros.
Uma pessoa fica frustrada ou recebe a energia de agressividade de outros, tente ser agressiva, e o menor deslize do outro, vai brigar ou falar em voz alta, deixando o clima pesado.
É comum a pessoa nem perceber isso, as vezes fica nervosa e começa a pensar nos erros do outro, e até brigar com ele, e culpa o outro por isso, mas se não fosse a frustração, não pensaria assim ou ficaria brava.
É comum a pessoa na agressividade não perceber o seu tom de voz agressivo, as vezes ela acha que não foi pesado o que ela fez, quando foi. Dependendo de como a pessoa está, ela pensa que foi 3, 4, 5, até dez vezes menor do que foi, e não percebe porque está envolvida emocionalmente.
As vezes a pessoa faz de propósito também.
Existem formas de eliminar a raiva sem machucar ninguém, e essa forma é bater em um saco de pancadas, e colocar toda raiva nisso. Outra é jogar jogos de videogame muito violentos, e outra é escrever e colocar todo sua raiva em um pedaço de papel, depois jogá-lo fora, não guardar esse papel, a energia fica nele.
Algumas pessoas são contra a violência, proíbem os filhos de jogar games violentos ou ter um saco de pancadas.
Tinha um caso de uma mulher carola que proibia o filho de fazer esse tipo de coisa e assistir programas com violência, acho que até desenhos, e ele, tinha dificuldades na escola. Ela não aceitava isso, ficava muito nervosa, gritava com ele e até o batia de sinto na hora de fazer a lição, era um amigo meu.
O que adianta a pessoa não fazer essas coisas agressivas e jogar toda a sua agressividade em cima dos outros, machucando eles emocionalmente ou fisicamente.
O saco de pancadas não sente dor e nem os inimigos dos games.
Um saco de pancadas é barato, inclusive, mas sempre bata neles de luva, porque senão pode quebrar o osso da mão e é um problema que só resolve com cirurgia.
Li um artigo de um psicólogo na revista Ana Maria, e ele dizia justamente que jogos violentos fazem a criança separar o que é real do que é mentira. Por exemplo: nos jogos acontece coisas extraordinárias que na vida real não acontecem, eles pulam muito alto, batem forte de mais, agüentam muitos tiros. Tudo isso a criança aprende que é mentira, que na vida real não é assim.
Ele inclusive defende o uso de jogos violentos, e recomenda alguns como Mortal Kombat 9. Esse jogo é muito bom para liberar agressividade.
Vamos supor: uma pessoa que está frustrada e vai ser agressiva com o outro, mas joga videogame e não vai fazer brigar com uma pessoa, ou fará com menos intensidade. Isso é muito melhor.
A espiritualidade caminha além de outros aspectos quando somos bons com os outros, não é só fazer o bem, como não fazer o mal. Então bater em um saco de pancadas, colocar a raiva em um pedaço de papel ou qual outra coisa que colocamos nossa agressividade que não machuque o outro é muito melhor, é também consideração com o outro.
Um monge Budista tibetano deu uma entrevista uma vez dizendo que joga games violentos, pois coloca sua agressividade nisso e não em outras coisas, o que deixou algumas pessoas perplexas.
Mas ele por ser monge, tem que ter muita paz, tinha que colocar sua agressividade em alguma coisa, e não nos os outros.
Complementos desse tópico no texto: Como lidar com Raiva
Raiva, Mágoa e Ódio
O remédio para isso é o perdão, se estivermos sendo justos, se não podemos estar jogando nossa frustração em cima do outro ou incompreendendo uma situação.
As vezes quando não conseguimos perdoar, é porque precisamos perdoar a nós mesmos.
Por exemplo:
Você foi convidado para um jantar, mas sabe que lá existem pessoas que podem te prejudicar, e elas fazem isso.
Você não consegue perdoá-las.
Pode ser que você não consegue perdoá-las, porque não perdoou a si mesmo por ir nesse jantar, sabendo que poderia ser prejudicado, então tem que perdoar a si mesmo primeiro para só depois conseguir perdoar o outro.
Nunca é deixar de sentir raiva, pois isso é reprimir-se e não leva a evolução e sim cria mais obstáculos para ela, mas é transformar essa raiva, e isso se consegue perdoando.
Reprimir é jogar a sujeira para baixo do tapete, perdoar é tirar o lixo, deixar de sentir essa emoção ruim.
Você quer evoluir espiritualmente?
Caso a resposta seja sim, procure perdoar sempre, isso sempre vai te fazer a sua elevação.
Cada vez que você é prejudicado é sempre uma chance de evoluir.