A HISTÓRIA DA IDÉIA DAS VIRTUDES MORAIS
Por: Ricardo Chioro
(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)
As religiões e as ciências que possuem uma ética ensinam a viver as virtudes morais. No caso da ciência somente algumas virtudes, mas no caso da religião a abrangência das virtudes é muito maior.
No caso das religiões existem alguns enganos, como por exemplo, aconselhar repressões, inclusive a sexual, rigidez (confundindo com disciplina), preconceitos, como caminhos morais, só que não são isso, muitas vezes é o oposto de moral verdadeira, por isso é melhor chamá-la de virtudes psicológicas, pois pode-se confundir com caminhos morais antigos errados.
As virtudes psicológicas levam ao autoconhecimento, mesmo quando há enganos, há muita coisa correta também, que levam as pessoas a espiritualidade.
Apesar todas as religiões praticarem isso, muitas usam uma linguagem diferente de virtude, então vamos falar apenas das que utilizam essa linguagem.
Os três filósofos gregos
Sócrates, Platão e Aristóteles falavam das virtudes.
Sócrates buscava a espiritualização das pessoas e buscava colocar a virtude em suas vidas, inclusive recomendando enfaticamente.
Platão, discípulo de Sócrates, em sua filosofia abordava as virtudes, dizia que era o caminho para felicidade.
Dizia que existem pessoas que não buscam as virtudes são infelizes.
Aristóteles dizia que as virtudes vêm da razão.
Santo Agostinho
O filósofo Santo Agostinho viveu na época medieval, em que o cristianismo em suas escolas, buscava conciliar o cristianismo com a filosofia grega, e um dos principais personagens desse movimento é Santo Agostinho.
Santo Agostinho trouxe uma evolução para as idéias das virtudes, ele dizia que as virtudes vêm do amor, e não da razão como disse Aristóteles.
Senhor da Luz Prateada
Senhor da Luz Prateada ensina que o coração é o caminho do autoconhecimento.
É do coração, que vêm o amor e é lá que Deus está.
Coração é onde o ser divino que habita em nós se manifesta.
Espiritismo
Os espíritas oferecem como caminho de evolução seguir a moral cristã, e ainda falam sobre Sócrates e Platão.